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O que são FONTES DE TRÁFEGO?

Você já ouviu falar de fontes de tráfego, mas não está totalmente claro o que são ou para que servem? Vamos lá, vou te explicar.

✅ Definição de fontes de tráfego

Uma fonte de tráfego é a origem ou rota pela qual um usuário acessou nosso site.

As fontes de tráfego indicam, dessa maneira, a origem dos usuários que acessam um site.

Sua análise, portanto, é muito importante, pois permite medir o que está funcionando para nós, melhor ou pior, e conhecer a eficácia de nossos esforços de marketing digital para agir corretamente.

✅ Tipos de fontes de tráfego

Existem diferentes tipos de fontes de tráfego, que são classificados de acordo com a origem das visitas que chegam ao nosso site. Os principais são:

  • Trafico direto
  • Tráfego social
  • Tráfego de pesquisa (orgânico e pago)
  • Tráfego de referência

✅ O que é tráfego direto

Falamos de tráfego direto para nos referir às visitas de usuários que chegam ao nosso site depois de inserir diretamente o endereço de URL no navegador.

Na verdade, parte desse tráfego direto é contado como tráfego de pesquisa orgânica, pois, em vez de usar a barra do navegador, muitos usuários pesquisam um site específico através do Google, digitando o próprio URL ou nossa marca.


Isso também pode ser considerado como tráfego direto, porque são usuários que já pretendem acessar nosso site, mas ferramentas analíticas, como o Google Analytics, registram apenas como tráfego direto o que se origina exclusivamente na barra do navegador do usuário.

✅ O que é tráfego social

É o tráfego originado de uma plataforma ou rede social, seja Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram, Youtube, etc..

Ou seja, é quando alguém clica em um link incluído em uma publicação ou nosso perfil social e chega ao nosso site. Essa visita é contada como tráfego social.

A partir daí, podemos refinar e analisar ainda mais o tráfego proveniente de cada uma das plataformas sociais.

✅ O que é tráfego de pesquisa

É o tráfego mais importante de praticamente qualquer site e vem dos mecanismos de pesquisa.

Agora, esse tráfego de pesquisa pode ser orgânico ou pago.

tráfego orgânico são visitantes que acessam nosso site após realizar uma pesquisa no Google, Bing ou qualquer outro mecanismo de pesquisa e clicaram no resultado do nosso site.

Quer estejamos cientes disso ou não, o tráfego orgânico que nosso site recebe é vinculado ao SEO, ou seja, otimização para mecanismos de busca.

tráfego PPC (pay per click), também vem dos mecanismos de pesquisa, mas nesse caso falamos do tráfego que pagamos porque fizemos uma campanha em uma plataforma como o Google Adwords. As visitas chegam ao nosso site depois de fazer uma pesquisa e clicar em nosso resultado, que neste caso é um anúncio patrocinado.

✅ O que é tráfego de referência

O tráfego de referência ou “referral” inclui visitas ao nosso site a partir de links incluídos em outros sites que, de alguma forma, nos referenciaram e nos recomendaram.

Por exemplo, quando alguém faz uma lista dos “professores do curso de neuromarketing” e nos refere uma menção e um link que levam as pessoas diretamente ao nosso site, isso é tráfego de referência.

Pronto! Agora você sabe a coisa mais importante que precisa saber sobre fontes de tráfego.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Muito obrigado!

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