fbpx Skip to content

O que são as FOOTPRINTS do Google?

Me chamo Rodrigo Bueno e seja bem-vindo ao dicionário SEO. Hoje eu vou te explicar o que são as FOOTPRINTS, ou, as pegadas do Google, para que servem, e como você pode tirar vantagens delas. Vamos lá!

Footprints são comandos que permitem filtrar pesquisas nos resultados do Google.

Por exemplo, se pesquisarmos no Google “voos baratos” diretamente, essa pesquisa retornará milhões de resultados de sites que tentam se posicionar para essa palavra-chave.

Mas se usarmos o comando “site”, podemos restringir a pesquisa. Este comando é uma pegada do Google, que permite acessar diretamente os resultados de um site específico para essa palavra-chave. Nesse caso, vou dar um exemplo de um site que vende cursos de excel.

Da mesma forma, existem muitas pegadas que nos permitem criar filtros diferentes em nossas pesquisas. Você pode filtrar os resultados por redes sociais, por hashtags, por URLs, por correspondências exatas, excluir palavras-chave, combinar pesquisas, … Ou seja, existem muitos comandos disponíveis para encontrar exatamente o que queremos.

✅ Como os FOOTPRINTS do Google são usadas

Vamos ver com um exemplo prático como você pode usar as pegadas do Google e aproveitá-las.

Vamos supor que estamos interessados ​​em localizar um fórum onde pessoas falam sobre passarinhos, por exemplo.

Vamos ao Google e, em vez de procurar diretamente por “fórum de passarinhos”, usamos a pegada “inurl”. Para que? Para restringir a pesquisa, para que o Google nos mostre apenas os resultados que contêm a palavra “fórum” no URL e fale sobre passarinhos.


Pronto! Aqui está. O Google recebeu nossa indicação usando esse comando e retorna exatamente os resultados filtrados que estamos procurando.

Continuaremos filtrando os resultados. Suponha que você deseja que, entre esses resultados relacionados a fóruns que falem sobre passarinhos, queira que sejam mostrados apenas os resultados de um site específico. Por qualquer motivo, por exemplo, procurar conteúdos relacionados ao seu negócio para que você entenda que tipo de conteúdo seu concorrente está criando.

O que faremos então é combinar dois comandos, ou seja, duas pegadas. Uma, com a pegada “inurl”, indicaremos ao Google que o que procuramos são resultados de sites que contenham a palavra “fórum de passarinho” em seu URL e, outro, com o sinal “-” e a pegada «site», indicaremos que queremos excluir outros resultados e mostrar apenas os resultados de um site que escolhemos para fazer a pesquisa.

Conclusão: com FOOTPRINTS, você pode fazer muitas combinações para extrair ouro puro em suas pesquisas. Portanto, tire proveito delas. Agora que você sabe quais são as pegadas do Google, você só precisa agir.

Dúvidas? Te espero nos comentários!

Vamos falando.

Abraços!

Não esqueça que você pode fazer o meu Curso de SEO.

E se você gosta de conteúdos como esse, não se esqueça de se inscrever no meu canal.