fbpx Skip to content

O que é um SUBDOMÍNIO?

Me chamo Rodrigo Bueno e seja bem-vindo ao dicionário SEO. Hoje vou te explicar o que é um subdomínio e como ele pode afetar o SEO. Vamos nessa? Bora!

✅ O que são subdomínios

Um domínio é uma maneira de classificar um site com uma palavra que é incluída antes do nome do domínio.

Por exemplo, se usarmos as FOOTPRINTS do Google e usar o comando “site: wordpress.com”, acessaremos os resultados de todos os sites existentes no wordpress.com.

Cada um desses sites está localizado em um subdomínio diferente do mesmo domínio, neste caso o wordpress.com.

O Google entende cada subdomínio como se fosse um novo domínio.


Por exemplo, se no meu site “rbneuro.com.br” eu me dedicar à criação de subdomínios do tipo “seo.rbneuro.com.br” ou “neuromarketing.rbneuro.com.br”, posso criar conteúdo diferente em cada um desses subdomínios e o Google os interpretará como novos domínios.

✅ Por que os subdomínios são importantes para o SEO

Aqui você deve prestar muita atenção, porque os subdomínios são importantes para o SEO, mas geralmente são mal utilizados.

Hoje em dia, faz muito mais sentido usar subpastas, ou seja, subpastas penduradas no domínio, em vez de subdomínios. Calma, eu vou explicar.

Por exemplo, se no meu site “rbneuro.com.br” eu quero uma seção especificamente dedicada a NEUROMARKETING, o mais interessante para o SEO seria ter um URL como este: “rbneuro.com.br/neuromarketing”. Muito melhor que “neuromarketing.rbneuro.com.br”.

Por quê? Como essa subpasta (“/neuromarketing”) absorve a autoridade do domínio, enquanto o subdomínio é como um domínio completamente novo, não nutrido pela autoridade que o domínio já possui.

Usando subpastas, todos os links recebidos por essa subpasta também beneficiarão o domínio, e todos os links recebidos pelo subdomínio também beneficiarão a subpasta.

Por contras, todos os links que o subdomínio atrai beneficiarão exclusivamente o domínio e vice-versa. Sim mas.

✅ Quando você deve usar subdomínios?

Dito isso, também é verdade que há casos em que o uso de subdomínios pode ser a melhor opção.

Por exemplo, no caso de a qualidade do domínio ser prejudicada, como na criação de um fórum que gerará muitos URLs com conteúdo restrito (conteúdo irrelevante para o usuário).

Nesse caso, podemos estar mais interessados ​​em localizar o fórum em um subdomínio para não prejudicar a autoridade do domínio. Dessa forma, o fórum seria como um site separado que não afetaria a qualidade do conteúdo do domínio.

Existem muitas outras maneiras de usar subdomínios, mas eu disse MUITO.

Dúvidas? Comente!

Abraços!

Não esqueça que você pode fazer o meu Curso de SEO.

E se você gosta de conteúdos como esse, não se esqueça de se inscrever no meu canal.