Dicionário SEO

O que é SEM ou SEARCH ENGINE MARKETING?

2 minutos de leitura
O que é SEM ou SEARCH ENGINE MARKETING

Me chamo Rodrigo Bueno e seja bem-vindo ao dicionário SEO. Hoje vou te explicar o que é SEM ou Search Engine Marketing.

✅ Definição de SEM

SEM é uma sigla de Search Engine Marketing, que consiste em pagar para obter tráfego.

Embora o SEO (Otimização de mecanismos de busca) seja sobre obter tráfego orgânico com base em tudo o que é necessário para ter uma posição de mecanismo de busca e permanecer lá, mesmo se você não pagar, o SEM é o contrário, é praticamente um pedágio. Você tem que pagar. E no momento em que você para de pagar, porque, por exemplo, você finalizou uma campanha no Google Adwords, Facebook Ads ou qualquer outra coisa, você deixa de ter esse tráfego.

Vamos ver isso com exemplos para torná-lo mais claro.

Se pesquisarmos no Google “passagens aéreas”, que é uma palavra-chave para a qual o SEM é muito praticado por ser um mercado muito competitivo, veremos que os primeiros resultados são dominados por anúncios, que são campanhas SEM. Estes são os resultados que os anunciantes estão pagando para aparecer para essa palavra-chave.

o que é SEM

O mesmo acontece no Facebook, Instagram, LinkedIn, etc. Podemos obter tráfego natural, mas também pago.

✅ O SEM é compatível com SEO?

Claro que sim! O fato de você fazer SEO e fazer tudo o que for necessário para se posicionar nos mecanismos de busca para obter tráfego orgânico, não implica que você não possa usar um atalho e realizar campanhas pagas.

De fato, em alguns setores tão competitivos quanto passagens aéreas que vimos no exemplo, você verá que aqueles que ocupam as primeiras posições nos anúncios patrocinados pelo Google estão nos primeiros resultados orgânicos (sem pagar).

A diferença é que, com o SEM, quando você terminar a campanha, você não terá mais a visibilidade que pagou, enquanto com o SEO essas posições não desaparecerão se você continuar fazendo tudo certo. Então, SEO e SEM são perfeitamente compatíveis.

O mesmo acontece com o Facebook e outras redes sociais. Você pode ter sua página de fãs e alcançar seus seguidores organicamente, mas, ao pagar, você terá um alcance maior e garantirá um público maior. Portanto, mais tráfego para o seu site.

É assim que funciona. Bem, é isso, agora você sabe o que é SEM: pague para obter tráfego de mecanismos de pesquisa, redes sociais etc.

Isso é tudo.

Abraços!

Não esqueça que você pode fazer o meu Curso de SEO.


Assine a nossa newsletter

Cadastre-se em nosso boletim informativo e receba recursos, conteúdo selecionado e inspiração de marketing diretamente em sua caixa de entrada.

Postagens relacionadas