fbpx Skip to content

O que é META DESCRIPTION?

Me chamo Rodrigo Bueno e seja bem-vindo ao dicionário SEO. Hoje vou explicar o que é meta description, para que serve e por que é importante otimizá-la.

✅ O que é meta description?

Meta description, meta descriptions ou meta descrição, como queira chamar, são marcadores que servem para definir sobre o que é o conteúdo de cada página ou URL de um site.

As meta descriptions não precisam estar visíveis para os usuários diretamente em nosso site, pois é um código HTML que aparecerá apenas nos resultados de pesquisa do Google.

O importante aqui é que as meta descrições são visíveis para o Google e outros mecanismos de pesquisa, que usam as informações dessas tags para exibi-las em seus resultados de pesquisa.

Veja um exemplo:

O texto pequeno que aparece logo abaixo do título ou do meta title e do URL é a meta description.


Para adicionar facilmente uma meta description no WordPress sem tocar em nenhum código, basta ir para a seção que gera o plugin Yoast SEO no final de cada página ou entrada que criamos e editamos o campo correspondente.

O que escrevemos é o que os mecanismos de pesquisa mostrarão em seus resultados de pesquisa.

✅ Por que as meta descriptions são importantes para o SEO

A verdade é que as próprias meta descriptions NÃO são um fator de posicionamento. Ou seja, não é algo que o Google leve diretamente em consideração. Mas eles são importantes porque contribuem para modificar a CTR , o número de cliques nos resultados da pesquisa.

Se nossa meta descrição for otimizada e for capaz de chamar a atenção dos usuários para o restante dos resultados, ela nos ajudará a receber mais cliques e a melhorar o CTR. E esse SIM é um fator de posicionamento, porque o Google entenderá que nosso resultado é relevante para a pesquisa dos usuários.

Em resumo: embora as meta descriptions não se classifiquem diretamente, elas afetam outros fatores decisivos para o posicionamento; portanto, não perca a oportunidade de trabalhar com elas e otimizá-las sempre pensando no usuário e capturando sua atenção para promover o clique.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Nos falamos.

Tchau!

Não esqueça que você pode fazer o meu Curso de SEO.

E se você gosta de conteúdos como esse, não se esqueça de se inscrever no meu canal.