Me chamo Rodrigo Bueno e seja bem-vindo ao Dicionário SEO. Hoje vou explicar o que é conteúdo fino, o que realmente não é o que as pessoas acreditam e como isso pode afetar o SEO de um site.
✅ Definição de conteúdo fino
Thin Content ou CONTEÚDO FINO são as páginas ou a URL de um site que tem conteúdo de baixa qualidade. Geralmente, isso está associado a um conteúdo escasso.
Mas a verdade mesmo é que Thin Content trata-se de relevância e qualidade para os usuários.
Por exemplo, uma página pode ter conteúdo com apenas 150 palavras, mas se esse conteúdo realmente atende às expectativas dos usuários, não seria um conteúdo fino.
Portanto, a melhor maneira de definir conteúdo fino é que é um conteúdo que não contribui com nada para os usuários, mesmo que seja um conteúdo longo, com 1000 palavras, por exemplo.
O número de palavras não importa, o importante aqui é que o conteúdo seja de qualidade e que contribua para a vida dos usuários.
✅ Por que o conteúdo fino é importante para SEO
O conteúdo thin em si, aquele de baixa qualidade ou pouca relevância para o usuário, não penaliza realmente. O problema ocorre quando um site tem muito conteúdo de baixa qualidade e pouco conteúdo de qualidade. Ou seja, quando a proporção de conteúdo fino é maior.
Nesse caso, o que afeta é o desgaste de rastreamento, ou seja, o tempo que os bots do Google dedicam para ler nosso site, e isso já pode causar um impacto negativo no nosso posicionamento.
Portanto, o importante aqui é detectar esse conteúdo fino para evitar que a proporção de conteúdo bom e ruim não seja reproduzida contra nós mesmos e acabe afetando nosso SEO.
Pronto. Agora você já sabe o que é o Conteúdo Fino. Conteúdo de pouca ou nenhuma qualidade e relevância para o usuário.
Conheça o meu Curso de SEO.
Dúvidas? Deixe nos comentários!