fbpx Skip to content

O que é CANIBALIZAÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE?

Me chamo Rodrigo Bueno e seja bem vindo ao dicionário SEO. Hoje vou te explicar o que é canibalização de palavras-chave e por que é tão importante evitar isso quando se trata de trabalhar corretamente com o SEO em seu site.

✅ Quando a CANIBALIZAÇÃO de palavras-chave é gerada

Falamos de canibalização de palavra-chave quando um site tem URLs diferentes que procuram se posicionar para a mesma palavra-chave. Ou seja, quando existem várias páginas indexadas no mesmo site focadas na mesma palavra-chave.

✅ Por que isso é tão importante para o SEO

Os profissionais de SEO devem evitar canibalizar palavras-chave. Por quê? Se temos várias URLs tentando posicionar para a mesma palavra-chave, não estamos dizendo claramente ao Google como queremos que essas páginas sejam posicionadas. No final, você vai pensar: em qual posição essa página está? E essa? Tá, mas e essa? Enfim, o que geralmente acontece é que nenhuma página será posicionada.

E nós não queremos isso. Portanto, você precisa informar claramente ao Google: para essa URL, essa palavra-chave. Essa URL, essa outra palavra-chave. E assim com todas as páginas do seu site.

É verdade que, às vezes, sem procurá-lo, são geradas canibalizações de palavras-chave porque os caminhos do Google são incompreensíveis.


Às vezes, são geradas canibalizações que podem ser benéficas se, como resultado, o Google coloca você, por exemplo, dois de seus URLs entre os primeiros resultados de uma determinada palavra-chave e, logicamente, ajuda a obter mais tráfego.

Até aí tudo bem. Mas eu já lhe digo que, se você juntasse esses dois URLs em um, essa página teria ainda mais força e mais possibilidades de se posicionar ainda melhor nos resultados de pesquisa dessa palavra-chave.

De qualquer forma, se essa situação ocorrer, é porque os caminhos do Google são incertos, não porque você contribuiu para a geração dessa canibalização de palavras-chave em seu site.

✅ Conclusão sobre canibalização de palavras-chave

Agora você sabe o que é a canibalização de palavras-chave e que é algo que você não deve fazer, porque geralmente não o ajudará no seu SEO, pelo contrário. As chances são de que nenhuma dessas páginas seja posicionada para você.

Portanto, se você já pensou em criar mais conteúdo em seu site focado na mesma palavra-chave, teria mais possibilidades de competir com outros sites, esqueça. Nada de canibalizações!

Cada página ou URL, sua própria palavra-chave.

Você tem alguma pergunta sobre isso? Deixe nos comentários.

Até mais!

Abraços!

Não esqueça que você pode fazer o meu Curso de SEO.

E se você gosta de conteúdos como esse, não se esqueça de se inscrever no meu canal.